Salão Paroquial

Estão no terreno as equipas para o peditório porta a porta.
São 12 equipas, cada uma delas com o seu responsável. Assim:
Equipa 1: Padrão, Pinheiros Vinnha de São miguel, Soeiro, Fontaínhas, Pedrados - responsável: Berto "Sobreiro"
Equipa 2: loteamento de Crasto, EM 310 (à face da estrada), Vila Meã, São Miguel e Varziela - reponsável: Bernardino
Equipa 3: Moinhos do Paço, Paço, Abre Covo, Chamosinhos, Vinha da Portela, Eurnha, Crasto - responsável: Tony
Equipa 4: Cova (lado direito e lado esquerdo), Cova de Baixo, Cova de Cima, Agrelo, São Pedro, Portela, Fojo, Macieiras, Fonte da Sesta, Paços de Cima - responsável: Pereira
Equipa 5: Areal, Quinta de Crasto, Passos, Carreiras, Carreira Pequena, Sr Freitas - responsável: José Alves
Equipa 6: Três Barreiros, Quintinha, Formigal, Sanfins (até limite da estrada), Herdade, Cerdeiro de Fora, Cerdeiro - responsável: Peixoto
Equipa 7: Calvos Velho, Tapada, Sanfins (até D. Teresa "Padeira"), Calvos (Sr. Octávio), Cavada - responsável: Alípio Equipa 8: Portelinha, Talegre, Várzea, Eirinhães - responsável: António Faria Alves
Equipa 9: Calvos (Auto Orlando, lado direito elado esquerdo), Matos, Carvalhal, Niscra, São Bartolomeu, Matos (Satélite), Travessa de Matos, Stand (junto aos semáforos) - (responsável: Clemente Faria

Equipa 10: Calvário (Gaspar), Sr Faria (pelo quiosque), Sra Joaquina, Eira (até Lino Abreu), Calvário (Sr Pinto) - (responsável: Gaspar
Equipa 11: Carreira Grande, Vinha Calvário, Mosteiro, Vila Cruz, Carvalheira 1 e 2 - responsável: Lurdinhas
Equipa 12:
Padre Marques

A 1ª fase da recuperação do Salão Paroquial está terminada e paga. Para uma 2ª fase, pensamos fazer todo o piso da Catequese, o rés do chão. Esperamos orçamentos.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Catequese Paroquial Gandarela 2009/2010

Catequese da Infância
1º ano: Helena e Mariana - Sábado: 15h00
2º ano: Alda - Sábado: 10h00
3º ano: Manuel - Sábado: 10h00
4º ano: Isabel (Andreia) - Sábado: 10h00
5º ano: Hélder - Sábado: 17h00
6º ano: Graciete e Silvana - Sábado: 10h00

Catequese da Adolescência – de 15/15 dias
7º ano: Xavier e Carlos Eduardo - Sábado: 17h00
8º ano: Manuel e Patrícia Gomes - Sábado: 17h00
9º ano: Fernando e Cidália - Sábado: 17h15
10º ano: Carlos e Patrícia Pinto - Sábado: 10h00

Catequese da Infância e Adolescência 2009/2010: Cerzedelo

1º ANO: Jesus gosta de mim: Alzira, Luísa, Romeu, Jennifer, Maria José: 11H00
2º ANO: ensina-nos a rezar: Xana, Susana, Marlene, Sandra: 10H00
3º ANO: Queremos seguir-te: Conceição, Catarina, Goretti, Lurdes, Sandrina, Daniela: 15H00
4º ANO: Ficamos Contigo: José Faria, Adelaide, Alexandrina, Simone: 16H00
5º ANO: Eu sou o vosso Deus: Ana Sofia, Florbela, António, Graça: 17H00
6º ANO: Jesus Cristo é o Senhor: Conceição, Ângela Cristina, Manuela, Alice: 18H00

Catequese da Adolescência (quinzenal, 19h30)
7º ano - 2ª feira
8º ano - 3ª feira
9º ano - 5ª feira
10º ano - 4ª feira

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

2ª Semana Bíblica

De 05 a 09 de Outubro de 2009, realiza-se, no Auditório Vita/Seminário Menor-Braga, pelas 21h00, a 2ª Semana Bíblica, uma actividade sob responsabilidade do Arciprestado de Braga (http://www.paroquiasdebraga.org/)

O tema deste ano é: Ecos da Criação

Participa!

A Bíblia

Quem a escreveu?

Ela não é um livro escrito por uma pessoa, mas por muitas. O actor principal é Deus, e podemos dizer que o autor da Bíblia é Ele (fonte inspiradora e critério interpretativo de leitura), com o povo eleito.
Deus sempre interessou aos Homens, e a Bíblia quer ser uma resposta, iluminada pela fé, a esse interesse. A Bíblia pode ser vista como o relato dessas conversas entre Deus e o ser humano, partindo da(s) história(s) de um povo: o povo de Israel.
Desde sempre, ao redor da lareira, da mesa, ou noutro lugar comum onde fosse possível reunir a família e amigos chegados, contam-se histórias e lendas, que procuram manter viva a memória dos nossos antepassados.
A Bíblia surgiu assim. Primeiro através de narrações orais, onde os mais idosos/anciãos, recordavam aos mais novos, a sua história, e como sentiam que Deus fazia parte dela.
Assim como muitas das histórias de antigamente, que só conhecíamos de ouvir dizer, estão agora guardadas (dvd’s, livros, etc,…), o mesmo se passou com a Bíblia. Depois de ser oralmente contada/dita, e para que não se perdesse o seu conteúdo, foi escrita, chegando até nós.


Quando foi escrita?
Como a história de qualquer povo, também esta não se fez de uma só vez. Por isso dizemos que a Bíblia é o livro das experiências humanas que foram acontecendo na História do povo judeu, ao longo de muitos séculos. Os estudos de hoje dizem que ela começou a ser escrita a partir do século IX antes de Cristo, e o último livro (o da Sabedoria), terá sido escrito pelo ano 50 antes de Cristo.


Porque se chama Bíblia?
A palavra tem origem no grego, Biblos, que significa livros, porque a Bíblia tem muitos livros: 73. Nesta pequena biblioteca, como nos livros que lemos, temos que ter em consideração, entre outras coisas, os diferentes estilos literários usados: história, narrativa, poesia, ditos da sabedoria popular, oração, etc…Bíblia Sagrada?
Sagrada porque ela é a comunicação de Deus e dos seus planos ao ser humano criado. A Bíblia é o livro onde o ser humano guardou essa voz de Deus, o livro onde fazemos a interpretação do que Deus nos quer dizer. Sem medo, podemos dizer que a Bíblia nasceu com o ser humano, uma vez que Deus sempre falou connosco!


Com se divide a Bíblia?
Ela divide-se em duas grandes partes: o Antigo/Primeiro Testamento, o Novo/Segundo Testamento.
O Antigo Testamento (que tem 46 livros), relata tudo o que aconteceu antes de Cristo.
O Novo Testamento (que tem 27 livros), relata o que Jesus disse, e o que dele escreveram os que, mais de perto, acompanharam/conheceram a sua história.


Além destas divisões, cada livro está dividido em capítulos e versículos.


Os capítulos surgiram pela mão de Stephen Langton, no início do séc XII. Era professor universitário em Paris e depois foi bispo de Cantuária.A divisão em versículos, ficou terminada na 2ª metade do séc XVI.
Robert Etiene (redactor e editor em Paris) deu-lhe início (1551), e Teodoro de Beza finalizou-a (1556).Por exemplo: Mt 5, 13: deve ler-se: Evangelho de São Mateus, capítulo 5, versículo 13; Gn 11,1-9, Livro do Génesis, capítulo 11, versículos 1 a 9.

domingo, 6 de setembro de 2009

1ª Romagem das Mulheres de Cerzedelo às Senhora do Monte


As Mulheres de Cerzedelo, num número a rondar as 150, realizaram a sua 1ª Romagem às Senhoras do Monte, no dia 05 de Setembro dde 2009.
Entre as diferentes actividades, promoveram um sorteio, com bens adquiridos entre alguns benfeitores. O fruto desse sorteio é para as obras do Salão Paroquial. Todas as iniciativas que se promovam neste sentido, são bem vidas! Por isso que outras se lhe sigam!
O resultado desse sorteio, foi de 355,62 euros.

Porque agradecer é de boa educação, aqui fica, em nome da Paróquia, e em nome pessoal, até pelas quadras que foram declamadas :-), o nosso MUITO OBRIGADO. Bem hajam!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

1ª Romagem das mulheres de Cerzedelo às Senhoras do Monte


No próximo sábado, dia 05 de Setembro, realiza-se a 1ª Romagem das Mulheres de Cerzedelo às Senhoras do Monte.

Apareçam e divirtam-se com os jogos, animação e sorteio. As receitas revertem, também, a favor das obras do Salão Paroquial. AJUDEM! :-)


A saída é do largo da Igreja pelas 14h00.

Haverá transporte para os farnéis, e se alguém precisar, também poderá ir nas carrinhas disponibilizadas para o efeito.

No dia será inaugurada um pedra alusiva ao evento.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Balanço 15, 29 e 30 de Agosto de 2009



Conforme prometido, aqui ficam as contas das 3 actividades (Dia do Emigrante, Torneio de Chincalhão, e Bar na Festa de São Bartolomeu) realizadas durante o mês de Agosto, cujo saldo reverte a favor das obras do Salão Paroquial.

Aos que não quiseram, ou não puderam tirar 1/2 horas às suas férias, para estarem presentes e ajudar nestas actividades, foi pena.

Alguns, como se costuma dizer, "ficaram muito mal na fotografia"! Uns porque não apareceram; outros, porque nos comentários que fizeram, pareciam esperar um mau resultado (posso estar errado, e peço desculpa se assim for). A estes, só podemos dizer: todas as iniciativas foram um ÊXITO.
Mas, nem tudo está perdido! Podem aparecer para actividades futuras, e para ajudar, qualquer dia é um bom dia:-)...

Lembrem-se, contudo, que para obter os resultados que tivemos, houve muitos que deixaram de ter férias, e outros até pediram dias, para que o ÊXITO destes dias aproveitasse a todos.

O saldo, dos dias 15, 29 e 30 de Agosto, a favor do Salão Paroquial, foi de 3.175, 00 € (três mil cento e setenta e cinco euros).
Apesar de tudo, TODOS estamos de PARABÉNS.